Gestão de Custos Corporativos

Gestão de Custos Corporativos
Uma Abordagem Estratégica
Formato: Presencial

Data: a ser agendada


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Objetivos:

- Manter os custos e as despesas no menor nível possível, baseado em uma gestão estratégica de custos e despesas;
- Comparar os sistemas de custeio e identificar o que melhor se enquadra para cada situação na empresa;
- Entender o conceito da margem de contribuição: como ela pode te ajudar na gestão do negócio e na tomada de decisões;
- Analisar e compreender as variações de Custo, Volume e Lucro e seus impactos na viabilidade do negócio;
- Compreender a necessidade de orçamentos e os processos utilizados para sua elaboração;
- Entender o nível mínimo de vendas, calcular o ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro e aprender como deve ser a definição do ritmo operacional.

Público Alvo:

Colaboradores que atuam na gestão ou na operação de empresas, comprometidos com o resultado, e necessitam participar ativamente das decisões que contribuem para maximizar o lucro. Profissionais que necessitam de uma visão mais integrada da operação, para enxergar possíveis gargalos e pontos de melhoria nos processos e práticas.

Programa:

(Baixe o programa)

1. Histórico da Gestão de Custos
• Apresentação de conceitos básicos de custos: gasto, custo, despesa, perda, ganho e investimento
• Contextualização dos custos nos negócios
• Introdução dos custos para fins contábeis: apuração de estoques e apuração do CMV

2. O processo principal da organização e a aplicação de Custos
• Compreender qual é o processo principal da organização
• Aplicação dos conceitos de custos nas organizações e as oportunidades de melhoria
• Compreender o conceito de Gestão Estratégica de Custos

3. Custos nas organizações
• A importância da correta separação entre os gastos:

- Custos e despesas / fixos e variáveis / diretos e indiretos
• Compreendendo como elaborar uma estrutura de Centro de Resultado
• Acompanhamento dos custos nos estoques das indústrias e comércios:
-  PEPS/UEPS/Custo Médio
• Acompanhamento dos custos nas empresas Prestadoras de Serviços

4. Custos para fins contábeis: Método do Custeio por Absorção
• Entendimento do método aceito pelo Fisco e quais as exigências impostas
• Apontamento dos custos diretos:
- Matéria-prima
- Mão de obra direta
• CIF (Custos Indiretos de fabricação)
- Importância do Rateio dos custos indiretos
• Departamentalização:
- Centros de custos e resultado

5. Custos para fins gerenciais: Método do Custeio Variável
• Entendimento do método mais usado pelos gestores para a tomada de decisões 
• Método variável:
- Gastos fixos e variáveis
- Conceito de Margem de Contribuição

6. Comparação entre os Métodos de Custeio
• Absorção x Variável
• Apuração e Análise da diferença entre os resultados
• Qual método é mais adequado para as empresas?

7. Introdução ao conceito do Custeio por Atividade
• Apresentação do Método do Custeio Baseado em Atividade (ABC)
• Aplicação do ABC
• Gestão dos custos das atividades em empresas prestadoras de Serviço

8. Custos para Tomada de Decisão
• Análise dos resultados entre o Custeio por Absorção e o Custeio Baseado em Atividades.
• Aplicação do Ponto de Equilíbrio e Margem de Contribuição
• Tomada de decisão com o Custeio Variável - Decisão com fator de restrição
• Análise do Custo, Volume e Lucro
• Refletir sobre a aplicação da Gestão Estratégica de Custos

Instrutor(a):

Silvio José Moura e Silva
Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais, MBA-Controller, MBA-Gestão Financeira e Risco

• Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduado em Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica, com MBA-Controller e MBA-Gestão Financeira e Risco (FIPECAFI/USP), Pós-Graduado em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde (FGV/SP), Globalização e Cultura (FESPSP), Psicologia Social das Organizações (Sedes Sapientiae).
• Professor dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis no Mackenzie e SPDM e nos cursos de Pós graduação e MBA na FIPECAFI.
• Desenvolvedor de projetos com foco em Controladoria, Custos e Gestão de Risco. Experiência no desenvolvimento de Planos de Negócios e Reestruturação financeira de empresas familiares.
• Atuou como Diretor Administrativo-Financeiro das empresas Salomão e Zoppi Medicina Diagnóstica e Hospital Santa Catarina de SP.

Localização:

São Paulo - SP
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