Gestão Estratégica de Compras

Gestão Estratégica de Compras
Aprimorando resultados com novos Processos, Ferramentas e Tecnologias
Formato: Online: ao vivo e interativo

10/06/2021 a 11/06/2021, das 14:00 às 18:00


14:00 às 18:00 35 dias para o Treinamento
Inscreva-se baixando sua Ficha de inscrição  

Objetivos:

• Conhecer os processos, ferramentas e tecnologias atuais para exercer a atividade de compras com a excelência demandada por mercados cada vez mais competitivos;
• Demonstrar a importância do engajamento com a estratégia do negócio para tomar decisões de compras alinhadas à missão, visão e valores da organização;
• Conhecer ferramentas digitais que trazem maior benefício para a área de Compras;
• Dominar os pilares principais em negociação para atingir resultados cada vez mais satisfatórios.

Público Alvo:

Gestores de Compras, Sócios, Administradores, Gerentes Financeiros e todos os profissionais interessados em adquirir conhecimentos relevantes para exercer funções ligadas a Compras Corporativas.

Programa:

(Baixe o programa)

MÓDULO 1 - Posicionamento e organização da área de Compras
• O papel da área de compras e sua importância estratégica na organização
• Estruturação da área de compras e organização dos processos
• Definição de papéis e responsabilidades
• Compliance em Compras: Integridade e canal de denúncias

MÓDULO 2 - Estratégia de compras alinhada à estratégia do negócio
• Conceitos de saving, cost avoidance, entre outros
• Conhecimentos financeiros auxiliando na gestão de compras
• Decisões de aumento ou redução do tempo de pagamento aos fornecedores

MÓDULO 3 - Inteligência de mercado, inovação e ferramentas de compras
• Como o conhecimento do mercado traz amadurecimento para a área de compras
• Ferramentas chave para a área: RFI, RFQ, Mapa de cotação, Cost Breakdown
• Como utilizar as ferramentas de compras para potencializar seus benefícios

MÓDULO 4 - Conceito de Compras 4.0 e as ferramentas eletrônicas de compras
• Mudança de paradigma do comprador
• Uso de e-procurement, catálogo de produtos, sistemas de gestão de compras independentes (Nimbi, entre outros)
• Conceito de leilão reverso, suas aplicações e vantagens para cada cenário e necessidade

MÓDULO 5 - Strategic Sourcing
• O que é o Strategic Sourcing
• Avaliação de categorias através da matriz de Kraljic
• Matriz de posicionamento estratégico de materiais (Forças de Porter e Postal)
• Método Canvas para pontuar o cenário atual e o cenário desejado

MÓDULO 6 - Global Sourcing e segurança de abastecimento
• O conceito de Global Sourcing
• Como garantir abastecimento contínuo frente a diversidades
• Priorização de atividades na dinâmica do abastecimento
• E se faltar, para onde correr?

MÓDULO 7 - Lei de licitações e contratos
• A Lei 8666/93 que regulamenta as licitações públicas e a estratégia do negócio
• Conhecendo como funciona o relacionamento com instituições públicas
• Mudanças na forma como se relacionar e abastecer

MÓDULO 8 - Conduzir negociações de sucesso
• Entendimento dos 7 elementos de uma boa negociação
• Como trabalhar a negociação de forma analítica
• Como aumentar a confiança do negociador

Instrutor(a):

Renato Cruz
Economista, com pós-graduação em Gestão de Projetos e MBA em Gestão de Compras

Formação em Economia, com pós-graduação em Gestão de Projetos e MBA em Gestão de Compras.
• Mais de 11 anos de experiência na área de Supply Chain através da gestão estratégica de compras, controle de inventários, contratação e execução de fretes e logística nacional e internacional, logística reversa, programação de produção e planejamento de demanda, com projetos desenvolvidos em empresas nacionais e multinacionais de autopeças, telecom e equipamentos militares;
• Mais de 8 anos de experência em governança corporativa, compliance e controle interno em indústrias automobilísticas, bancos, aviação, manufatura e agronegócios;
• Conhecimento financeiro e controles internos para a gestão e execução das ações estratégicas da empresa;
• Gestor de estratégia em todas as categorias de Compras, principalmente em parceria com áreas comercial e produtiva: Commodities, Diretos, Indiretos, Projetos de Capex, Serviços e Logística (cadeia de distribuição para o cliente e gestão de transportadora);
• Experiência em Strategic Sourcing para o contínuo aprimoramento e reavaliação do processo de compras.

Localização:

Online
Através da plataforma Zoom.
Instruções de acesso:
Website: multicursos.com.br/online
Inscreva-se baixando sua Ficha de inscrição  

Pergunte-nos sobre este Treinamento: